Pesquisa personalizada

GUPPY







Nome Científico: Poecilia Reticulata
Nome Comum: Guppy, Lebiste (Br)
Ordem: Cyprinodontiformes
Origem: Provenientes de rios calmos e lagos da América Central, Caraíbas e Norte da América do SulHabitat.
Tamanho em adulto: Machos até 5cm, Fêmeas até 7cm


Comportamento: Pacífico, deve ser mantido numa relação de 1 macho para 2 fêmeasAquário: Um aquário de 40cm (aprox. 20 L) com filtro de esponja é suficiente para um trio de guppys, atenção que, devido à rápida proliferação da espécie, depressa este será inadequado. Deverá ser bem plantado e com algumas plantas flutuantes que servirão de refugio para os alevins .


Agua: Suportam uma grande amplitude de águas e condições, mas preferem águas duras e alcalinas, com alguma adição de sal, pH:7.0 a 8.5 ideal entre 7,5 e 8, dH: 10 a 30 (20), Sal: tem bastante tolerância ao sal, podendo mesmo suportar agua salgada, mas aconselha-se a adição de 5 a 20g para cada 10L de agua.


Temperatura: Suportam temperaturas que vão dos 15º aos 32º, mas a sua temperatura ideal é entre 22º a 25º, devido ao seu metabolismo, quanto mais alta for a temperatura mais depressa se desenvolvem mas também mais curto será o seu tempo de vida. É aconselhado para alevins temperaturas a rondar os 26º, 27º para um mais rápido desenvolvimento.


Alimentação: Omnívoro, desde flocos a artemias, dafnias, larvas de mosquito, etc.

Disformismo Sexual: O disformismo sexual é facilmente identificado nos peixes adultos pelas formas das barbatanas anal, dorsal e pela cauda que nos machos a cauda e a barbatana dorsal para alem de maiores, apresentam padrões muito mais coloridos do que nas fêmeas e pela barbatana anal que nos machos é em forma de espigão (gonopódio).


Reprodução: São peixes ovovivíparos (Em biologia, designam-se como ovovivíparos os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe. O ovo recebe assim protecção, mas desenvolve-se a partir do material nutritivo existente dentro do ovo. Os ovos eclodem no oviducto materno sem que exista ligação alguma entre a progenitora e o embrião. – in wikipédia) . Uma fêmea adulta dá à luz uma quantidade media de 30 a 60 alevins, embora estes valores possam ir aos 100 ou mais em boas condições de reprodução. Tem um tempo de gestação de aprox. 28 dias, sendo favoráveis os dias de lua cheia para o nascimento dos alevins. As fêmeas têm a particularidade de conseguirem armazenar esperma o que pode proporcionar até 3 a 4 gravidezes, mesmo sem machos.


Sociabilidade: Peixes bastante sociáveis que podem ser mantidos em comunitários, com atenção para as suas cores e caudas exuberantes que podem ser um atractivo para peixes mais agressivos.


Descrição:O Guppy é um dos peixes mais conhecidos do mundo da aquariofilia devido à sua beleza e eloquência, apresentando diferentes cores, padrões e formas de cauda. Movimentam-se em todos os niveis de água, mas, devido à forma da sua boca, preferem movimentar-se e alimentar-se nos níveis superiores. Têm um tempo de vida estimado de 2 a 3 anos, e se mantido em boas condições, até mais (perto dos 5 anos).O Guppy é um peixe sexualmente muito activo e irá atrás de qualquer fêmea que encontre, por este facto dever ser mantido numa relação de 1 macho para duas fêmeas (ou mais) de modo a distribuir as atenções do macho, correndo-se o risco de, havendo só uma fêmea, ela entrar em stress e não reproduzir, não se alimentar, e até definhar até à morte.Embora fácil de manter, isto deve ser feito em condições próximas do ideal pois são peixes um pouco sensíveis à acidez da agua, podendo isso trazer doenças ao nível das barbatanas e não só, e que poderão conduzir mesmo à sua morte. Neste aspecto o sal tem também um papel de desinfectante natural e ajuda na prevenção de algumas doenças. São peixes bastante atractivos aos principiantes pela sua fácil reprodução e manutenção e pela sua beleza, beleza esta, que desde á muito tem vindo a atrair cada vez mais criadores e tem se vindo a assistir ao apuramento de diversas matrizes de padrões diferentes (linhagens).



Sem comentários:

Enviar um comentário